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segunda-feira, 6 de abril de 2009

Marketing Interno

Marketing interno é um modelo de actuação na gestão de recursos humanos que segue os mesmos princípios do marketing (Lindon et al. 2008). O objectivo do Marketing interno é preparar as organizações para as constantes alterações do mercado através de uma gestão eficiente dos seus colaboradores de modo a atrair, desenvolver, motivar e capacitar empregados qualificados com funções que satisfaçam as suas necessidades. De uma forma simplista é a filosofia de tratar os colaboradores como clientes internos (Berry & Parasuraman, 1993).

A lista das 30 melhores empresas para trabalhar em Portugal em 2009 foi elaborada pelo Great Place to Work Institute Portugal (www.greatplacetowork.pt). No pódio ficaram a Microsoft Portugal, a Cisco Systems Portugal e a Liberty Seguros respectivamente. O Instituto reconheceu ainda a melhor empresa para as Mulheres trabalharem (Liberty Seguros); para Jovens (Everis Portugal); e para Executivos (GMS Consulting). O prémio do Melhor Concelho Para Trabalhar foi para Oeiras onde se encontram a maioria das organizações desta lista e os colaboradores mais satisfeitos. Relativamente à lista das 50 melhores grandes empresas para trabalhar na Europa, no pódio fica novamente a Microsoft, a Google e a Cisco respectivamente.

Estas organizações vêm nos seus colaboradores a vantagem competitiva para alcançar os seus objectivos. Assim, através da cultura organizacional tentam obter a satisfação, em primeiro lugar dos clientes internos (colaboradores) e consequentemente dos clientes externos (consumidores/clientes). Para os consumidores/clientes os colaboradores são a “cara” da organização. Deste modo, essa “cara” deve ser motivada, estar inserida num bom ambiente empresarial, estar numa função em que se sinta bem e realizada, bem como usufruir de boas condições de trabalho para que isso seja reflectido para o exterior. Num mercado extremamente competitivo e cada vez mais global, em que os produtos/serviços se tornaram praticamente homogéneos, o capital humano é sem dúvida o vector diferenciador numa organização. As organizações não se podem descurar do seu activo mais precioso, os colaboradores.

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