O co-branding pode ser implementado por intermédio do estabelecimento de um acordo de coopetição estratégica que permite às empresas competirem e cooperarem, numa base simultânea, no sentido de obterem vantagens competitivas através de sinergias operacionais. Com este tipo de acordo, as marcas entram em mercados, partilhando clientes fidelizados, que dificilmente atingiriam em termos individuais. As principais vantagens associadas à implementação desta forma de coopetição estratégica prendem-se com a possibilidade de comunicar conjuntamente a imagem de marca, a notoriedade e a credibilidade, num mercado global onde os consumidores têm tendencialmente preferências homogeneizadas e estilos de vida convergentes. A coopetição estratégica entre duas marcas globais, a Apple e a Nike, através do desenvolvimento do produto ‘Nike+iPod Sport Kit’, serve como benchmark ilustrativo dos benefícios associados à implementação de acordos coopetitivos de cooperação. Através de uma aplicação de teoria dos jogos, a simulação de um jogo de coopetição estratégica proporcionou resultados que permitem constatar a obtenção de benefícios para as marcas globais, embora desiguais, em termos de valorização da imagem de marca à escala global.
Por: Victória Souza, Flávio Rodrigues e João Leitão
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